Dr Francisco de Alexandre de São Pedro, Cirurgião Plástico

Retirada de tumoração

A retirada de tumoração é mais conhecida como excisão, que funciona como remoção de uma lesão por meio de um corte na pele, permitindo assim sua retirada. É indicado para caos de lesões benignos ou malignos e de câncer de pele. É removido um pedaço da pele sã que faz parte da lesão e isso se chama margem de segurança e esta margem possui uma largura que depende de muitos fatores que deve ser analisada corretamente pelo especialista. 

A excisão cirúrgica é considerada a primeira opção para a retirada do tumor, podendo depois ser combinada com outros tratamentos, como a radioterapia.
Para este procedimento existem também as contraindicações para as excisões, até mesmo para as que são realizadas por conta do câncer de pele, em todos os casos se mantém as mesmas indicações. Para pequenas lesões são realizadas com anestesia local e em ambiente ambulatorial. Em situações de marca passo ou para idosos o especialista deve analisar o caso individualmente.

Na execução da excisão do tumor, a área a ser operada é higienizada pelo profissional e aplicado assim a anestesia local na pele.