A cirurgia plástica tem como objetivo reconstruir ou alterar uma parte do corpo humano por questões médicas ou estéticas.
Quando falamos a respeito da cirurgia plástica reparadora entendemos que sua finalidade é corrigir defeitos congênitos ou quando o individuo sobre alguma lesão que venha deformar seu corpo. Neste caso, a cirurgia reparadora é indicada quanto qualquer outra cirurgia médica. Para este fim, a cirurgia plástica reparadora atua para aprimorar ou recuperar as funções, para que assim o paciente possa atingir suas funções mais possíveis do normal.
Exemplos de cirurgia plástica reparadora são: cisto e câncer de pele; reversão de defeitos congênitos; sequelas em portadores de câncer; sequelas em pacientes queimados; sequelas em acidentados e para pacientes que realizam a cirurgia bariátrica.
A cirurgia plástica estética é realizada com o propósito de melhorar a aparência do paciente. A pessoa se submete ao procedimento cirúrgico para aperfeiçoar algum aspecto físico que não gosta.
Exemplos de cirurgia plástica estética: alteração da forma e tamanho do nariz, orelhas e mamas, além da retirada de excesso de pele do corpo.
Diretor responsável: Dr. Francisco Alexandre de São Pedro Cirurgião Plástico – CRM:57304 SP | RQE: 12927