Dr Francisco de Alexandre de São Pedro, Cirurgião Plástico

Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora é um processo cirúrgico realizado para diminuir o volume e o tamanho das mamas, sendo recomendada quando a mulher sente dores constantes nas costas e pescoço, ou quando apresenta tronco curvado, o que provoca alterações na coluna por conta do peso dos seios. 

A mamoplastia redutora também pode ser realizada somente para melhorar a estética, especialmente quando a autoestima da mulher é atingida devido a não gostar do tamanho de seus seios.

Comumente, este processo cirúrgico pode ser feito a partir dos 18 anos, pois na maioria das vezes, a mama já está totalmente desenvolvida. A recuperação leva por volta de um mês, e durante esse período a mulher precisa usar sutiã de dia e de noite.

Sobre cicatriz, a cirurgia costuma deixar uma de tamanho pequeno nos locais de corte, sendo, na maioria das vezes, ao redor da mama. O tamanho da cicatriz pode variar com o formato e tamanho da mama, além da competência do cirurgião.
A cicatriz pode ficar no formato de “I”, “L” ou “T” invertido, assim como em torno da aréola.

Como a cirurgia é realizada?

Antes da realização da cirurgia, o especialista recomenda que a paciente pare de fumar por volta de um mês antes, se for fumante; além de solicitar que o mesmo faça exames de sangue e mamografia, podendo ajustar as doses de certos medicamentos atuais, assim como evitar alguns remédios como aspirina, remédios naturais e anti-inflamatórios, pois podem aumentar o sangramento.

A cirurgia é realizada com anestesia geral, levando em média duas horas. Durante o processo cirúrgico o especialista reposiciona a mama; diminui o tamanho da aréola; e faz cortes na mama para a remoção do excesso de gordura, pele e tecido mamário.

Na maioria das vezes, a paciente tem que ficar internada por um dia para o acompanhamento do especialista.

Antes

Depois